sopademim


tens algo a dizer?

terça-feira, outubro 19, 2004

BINGO!

Quando vou almoçar ali na Chinatown me sinto como se eu estivesse numa grande casa de bingo em que o prêmio por escolher o número certo pode ser um bom almoço, ou não...

Entender o cardápio é mais ou menos como compreender a origem do universo ou os motivos para a existência humana. Para os que tem resposta para estas perguntas, incluo uma metáfora alternativa: seria como tentar entender como foi que o americanos elegeram o Bush.

(Aliás presenciei uma velhinha inglesa imitando o cowboy ao vivo. Foi engraçadíssimo)

Voltando ao almoço.
Pra começar, a gente escolhe o prato que vai comer, pelo número. Como no McDonalds, mas sem figuras. As traduções para inglês dos grafismos chineses, thailandeses ou vietnamitas são tão boas quanto os pratos não-premiados (metáfora do bingo... lembra?). Parece que as 10 páginas de cardápio poderiam ser resumidas em cinco ou seis palavras dispostas em forma de análise combinatória: carne (assim genérico mesmo, porque não dá pra identificar o que é frango, porco, gado ou peixe), massa, arroz e vegetais (muito broto aí minha gente, broto de qualquer coisa que pertencer ao reino vegetal... e puder ser colhida antes de criar talinho.).

E é isso. Voce escolhe uma das combinações de ingredientes e torce os dedinhos. O que quer que seja, virá pra mesa sem tempero. E daí começa a segunda parte do bingo. É como aqueles concursos em que não basta ser sorteado, tem que fazer uma continha pra provar que não é leso das idéias.

Eu explico: a mesa comporta uma travessa com cerca de 372 temperos, na forma de molhos não identificáveis, todos, sem excessão, entre tons muito próximos de marrom avermelhado, mas com sabores completamente diferentes, entre a calda de ameixa que faz revirar os olhos e a pimenta assassina que te mata hoje, te ressucita daqui há pouco e te tortura, mais tarde, no banheiro de casa (pardon madams...). Por exemplo hoje, eu coloquei um molho no arroz que se revelou à base de vinagre! Ficou uma delícia, como vocês podem imaginar...

Porque eu volto lá? Porque eu sou teimos, e tem mais de cincoenta restaurantes ali, eu estou tentando achar um que se salve...

Nesse dia eu levanto e grito: BINGO!

 

Esta sopa ficou pronta às 2:19 PM

 



SOPA






Eu estou no Blog List





Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Divulgue o seu blog!